Os terraços e coberturas, pela sua exposição às chuvas, aos raios UV, e por vezes com instalação de equipamentos de climatização, estão sujeitos ao aparecimento de fissuras e pontos de infiltração de água. Para além disso, as massas à base de cimento utilizadas para a construção são porosas.
Depois de uma limpeza adequada e de tratar as fissuras, aplicar o revestimento estanque elástico, com ação de enchimento, resistente a águas paradas e com máxima resistência à exposição solar. É adequado tanto para superfícies planas como inclinadas. Em suportes danificados ou absorventes, recomenda-se a aplicação prévia de um primário para consolidar a superfície e favorecer a aderência do revestimento impermeável.
Os terraços, coberturas e varandas necessitam de ser impermeabilizados para evitar a entrada de água de chuva ou de lavagens. Este tratamento pode ser descoberto ou coberto com revestimentos de isolamento térmicos ou cerâmicos.
Aplicar o produto impermeável e elástico, inclusivamente, a baixas temperaturas, com elevada adesão a suportes, mesmo a húmidos. Adequado para superfícies planas e inclinadas. Deve ficar protegido da exposição solar. Se se tratar de uma zona transitável, deverá ser aplicada a cerâmica posteriormente.
A ação continua das chuvas e da exposição solar sobre alguns revestimentos acaba por originar fissuras e gretas, ou simplesmente degradando-os, passando a existir vários pontos de infiltração de água.
Depois de uma limpeza adequada e de se tratarem as fissuras, aplicar o revestimento estanque elástico, resistente a águas paradas e com máxima durabilidade à exposição solar. Adequado para superfícies planas e inclinadas. Em suportes em mau estado ou absorventes, recomenda-se a aplicação prévia de um primário para consolidar a superfície e favorecer a aderência do revestimento estanque.
A gravidade de uma fissura depende da sua largura e profundidade, sendo uma das origens mais comuns da entrada de água nos edifícios. As juntas e uniões de elementos horizontais/verticais são pontos críticos onde mais teimam em aparecer.
Dependendo do tipo de fissura e movimento, utiliza-se no seu tratamento uma banda impermeável autoadesiva, flexível e resistente aos raios UV ou um produto elástico com capacidade para encher a fissura, aplicável com um pincel ou espátula, impermeável e consistente aos raios UV.
As telhas são porosas, com cavidades que se entrelaçam entre si e por onde a água acaba por passar, chegando ao interior das casas. Com o tempo, vão-se degradando e também aumentam as infiltrações.
Utilizar um repelente de água, invisível, que não forme pelicula e mantenha o aspeto natural dos materiais. A não absorção da água alarga a vida útil do material e evita o aparecimento de musgo.
A ação continua das chuvas e da exposição solar sobre os algerozes acaba por abrir juntas e criar fissuras, ou simplesmente, provoca a sua degradação originando vários pontos de infiltração de água. A sua substituição, para além de ser complexa, tem custos bastante elevados.
Aplicar com um pincel um produto elástico com capacidade de enchimento em zonas danificadas, de cobrir juntas e preencher fissuras, e que seja impermeável e resistente aos raios UV.