O salitre forma-se no interior dos suportes, devido à junção da humidade com bactérias. Aparece na superfície sob a forma de manchas e eflorescências salinas que degradam as pinturas e os revestimentos, e provocam a continua degradação dos suportes.
Retirar a eflorescência e o material em mau estado e refazer o suporte; aplicar um tratamento 3 em 1 que consolide o suporte (efeito primário), repele a humidade evitando o aparecimento de salitre (efeito impermeável), e combata os fungos e bactérias que estão na origem da formação do salitre.
As paredes e os tetos expostos à ação da humidade apresentam manchas e bolor, pintura descascada, revestimentos de parede soltos, estuques e rebocos degradados. A causa da humidade deve-se eliminar logo de princípio. Se se deseja utilizar uma tinta plástica ou aplicar um novo revestimento de parede, deve-se tratar previamente o suporte com um primário que faça de barreira antes do aparecimento da humidade. Como alternativa, pode utilizar diretamente uma pintura microporosa resistente à humidade.
Tratar o suporte com um primário consolidante e repelente de humidade. De seguida, pintar com pintura plástica ou aplicar o novo revestimento de parede. Também se pode utilizar diretamente uma pintura microporosa decorativa e impermeável.